EXPLICAÇÂO INICIAL

1 - Esse blog foi criado para as aulas de ATUALIDADES do professor Leandro Villela de Azevedo

2 - IMPORTANTE: O Atualidário ( DICIONÀRIO DE ATUALIDADES) é APENAS um conjunto de ANOTAÇÔES PESSOAIS DOS ALUNOS compartilhada entre os colegas. Ou seja, NÂO SE TRATA de um livro ou apostila oficial das aulas. Os próprios alunos criaram e são responsáveis pelas informações postadas lá, SEM A REVISÂO do professor. Este recurso serve apenas como uma ferramenta para facilitar o estudo, tendo um material extra, além do caderno, para estudar.

sábado, 6 de novembro de 2010

Energia Alternativa

Tipos de Energia e Vantagens delas:
Energia nuclear


Esta energia é uma energia alternativa.

Devido aos elevados custos de instalação e manutenção das centrais nucleares, está presente em pequenas quantidades. Apesar desta energia ter sido recebida com grande entusiasmo, devido ao enorme potencial energético e expansão do sector nuclear, depara com enormes obstáculos, como perigo de acidentes nucleares.

As centrais nucleares devem ter um acompanhamento rigoroso devido à possibilidade de um acidente nuclear que liberta grandes quantidades de radioactividade que é bastante prejudicial aos seres vivos.

No caso do Chernobyl as estimativas indicam que cerca de 3 milhões de pessoas, entre as quais crianças, sofrem de doenças congénitas provocadas pelas radiações.



Vantagens:

§ O combustível é barato e fácil de transportar;

§ É a fonte mais concentrada de geração de energia;

§ Fácil de transportar como novo combustível;

§ Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.



Desvantagens:

§ É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento;

§ Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.





Energia geotérmica

Corresponde ao calor que existe no interior da Terra. Este calor é trazido para a superfície como vapor ou água quente, criada quando a água flúi pelos lençóis subterrâneos próximos a rochas aquecidas e usadas directamente para aquecimento de casas e prédios ou convertida em electricidade.

Para gerar electricidade o vapor é elevado para a superfície terrestre onde faz girar uma turbina de um gerador eléctrico. Assim tornam-se desnecessárias caldeiras que usam carvão ou gás natural.

Esta energia é utilizada para produção de energia eléctrica, se a temperatura for superior a 150ºC (geotermia de alta entalpia), ou para aquecimento e produção de água quente em outras actividades, como indústria alimentar, estufas, se a temperatura for entre os 50 a 150ºC (geotermia de baixa entalpia).



Vantagens:

§ É uma energia renovável;

§ Não é poluente;

§ Possui diversas utilizações.



Desvantagens:

§ Energia de baixo rendimento;

§ Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica;

§ Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.





Energia solar



A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol; ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre.

Dentro do sol, a massa é convertida directamente em energia pelo processo de fusão nuclear onde hélio é transformado em hidrogénio – reacções atómicas.

Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao facto da atmosfera absorver e emitir parte da radiação.



Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os colectores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente eléctrica.

A utilização estes aparelhos não produz lixo nem polui o ambiente, no entanto para que a corrente seja suficiente para satisfazer a necessidade humana são necessários muitos metros quadrados destes aparelhos. Eles são eficazes mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.



Vantagens:

§ A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.



Desvantagens:

§ Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;

§ Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente.





Energia das ondas

A energia das ondas consiste na transformação da energia resultante do movimento periódico das massas de água para produção de energia eléctrica.

Uma onda de 3 metros de altura contém pelo menos 25 KW de energia por metro de frente. O difícil é transformar eficientemente toda essa energia em electricidade. Os dispositivos desenhados até hoje são em geral de baixo rendimento e a maioria usa o mesmo princípio: a onda pressiona um corpo oco, comprimindo o ar ou um líquido que move uma turbina ligada a um gerador.

Neste tipo de energia, a energia cinética e potencial das ondas é aproveitada através de uma turbina em alto mar que converte esta energia em energia eléctrica.



Vantagens:

§ É uma energia renovável;

§ Não produz qualquer tipo de poluição.



Desvantagens:

§ As instalações não podem interferir com os cursos de navegação e devem ser capazes de resistir a tempestades marítimas, e ainda assim, serem sensíveis o suficiente para receberem energia das ondas;

§ Instalações de potência reduzida;

§ Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.





Energia das Marés (maremotriz)

A energia das marés não é mais do que o aproveitamento dos desníveis de água que resultam das subidas e descidas do nível da água.

A superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés. Elas podem também criar ondas que movem uma velocidade até 18m por minuto.

Os oceanos constituem 70% da superfície da terra e são os maiores colectores e armazenadores de energia solar do planeta. A energia térmica dos oceanos é uma tecnologia que converte radiação solar em energia eléctrica.



Vantagens:

§ É uma energia renovável;

§ Não produz qualquer tipo de poluição;

§ Não requer material muito sofisticado.



Desvantagens:

§ O fornecimento de energia não é contínuo;

§ Baixo rendimento;

§ São necessárias amplitudes de marés superiores a 5 metros para que este tipo de energia seja rentável;

§ As instalações devem ser fortes o suficiente para resistir a tempestades mas sensíveis o suficiente para obterem energia das marés.





Energia eólica

A energia eólica é a energia obtida pela força dos ventos, é a transformação de energia cinética dos ventos em energia eléctrica. O Vento é uma fonte limpa e inesgotável que é usada desde sempre, como para moer grãos, em bombas de água, em barcos velejadores, e para outros trabalhos diversos.

A quantia de energia eólica disponível vária consoante o tempo e lugar, e a electricidade produzida é obtida de uma forma bastante simples. Os sopros do vento nas lâminas de um moinho de vento fazem-no girar assim como a água faz girar uma turbina.

Actualmente existem no mundo 20 mil geradores que produzem electricidade a partir de força eólica (principalmente nos Estados unidos).



Vantagens:

§ O vento é um recurso natural sendo de grátis obtenção.



Desvantagens:

§ Necessita 3 vezes da quantidade de geração instalada para satisfazer a necessidade humana;

§ O equipamento é caro de se manter;

§ Altamente dependente do clima – o vento pode danifica-lo durante fortes ventanias ou não girar durante dias, conforme a estação do ano;

§ Pode afectar pássaros e colocá-los em perigo.





Energia Biomassa




A Biomassa é a energia gerada a partir de material vegetal; pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas. É uma energia biológica em que o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia são por exemplo: a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai álcool), o biogás (produto de reacções anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal) e alguns óleos vegetais (amendoim, soja).

O Biogás é gás natural produzido a partir da decomposição feita por bactérias em resíduos; é uma mistura gasosa, combustível, resultante da fermentação anaeróbica da matéria orgânica.

Esta energia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa que são uns dos grandes problemas ambientais da actualidade.



Vantagens:

§ Baixo custo de obtenção;

§ Não emite dióxido de enxofre;

§ As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;

§ Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);

§ Menor risco ambiental;

§ Recurso renovável;

§ Emissões não contribuem para o efeito estufa.



Desvantagens:

§ Menor poder radiador;

§ Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular;

§ Dificuldades no e armazenamento.





Óleos vegetais (Biodiesel)

Biodiesel é um combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. Pode ser formado por óleos vegetais ou de gordura animal, enfim, a partir de todo o tipo de gorduras, desde óleos de frituras, borras de refinação e matéria de esgotos.

O Biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo; não requer armazenamento especial pois pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petróleo é armazenado, e pelo facto de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro de se transportar. É renovável, contribuindo para a redução do dióxido de carbono, biodegradável e não tóxico.

O Biodiesel pode ser misturado com óleo diesel de origem petrolífera dos motores diesel atuais sem qualquer necessidade de novas adaptações.



Vantagens:

§ Bom sistema de distribuição para os níveis de actual uso;

§ Fácil obtenção;

§ Menos poluente, nomeadamente na produção de enxofre e dióxido de carbono, que os derivados de petróleo;

§ Pode maximizar a produção de várias culturas vegetais em diversas regiões do globo, ajudando o sector primário;

§ Não requer refinação como o petróleo.



Desvantagens:

§ Depende essencialmente da produção agrícola, tem uma capacidade de substituição do diesel limitada;

§ Preço elevado, se bem que novas tecnologias podem reduzir os custos de produções.





Hidrogênio

É o elemento mais abundante no universo. O hidrogênio pode ser uma fonte de energia, como combustível para carros. O hidrogênio gera eletricidade, ou seja, movimento do automóvel e por fim escoamento da água para o exterior.

O petróleo está-se a esgotar e devemos então pensar numa solução para o uso excessivo deste combustível fóssil. Uma das resoluções possíveis é a criação de automóveis não poluentes movíveis a hidrogênio. No entanto estes carros são de baixa potência.



Vantagens:

§ Fabricação de eletricidade com um rendimento maior de 40%;

§ Pode-se usar hidrogênio impuro como combustível, desde que a concentração de dióxido de carbono seja cerca de 1,5 %;

§ Combustível não poluente e só liberta vapor de água para a atmosfera.



Desvantagens:

§ É difícil de se armazenar à temperatura ambiente;

§ Não existe na forma pura no planeta Terra o que implica a sua fabricação;

Nenhum comentário:

Postar um comentário