EXPLICAÇÂO INICIAL

1 - Esse blog foi criado para as aulas de ATUALIDADES do professor Leandro Villela de Azevedo

2 - IMPORTANTE: O Atualidário ( DICIONÀRIO DE ATUALIDADES) é APENAS um conjunto de ANOTAÇÔES PESSOAIS DOS ALUNOS compartilhada entre os colegas. Ou seja, NÂO SE TRATA de um livro ou apostila oficial das aulas. Os próprios alunos criaram e são responsáveis pelas informações postadas lá, SEM A REVISÂO do professor. Este recurso serve apenas como uma ferramenta para facilitar o estudo, tendo um material extra, além do caderno, para estudar.

sábado, 13 de novembro de 2010

Colômbia e Venezuela

Colômbia e Venezuela

Essa região dos Andes, existiam civilizações muito antigas. A Espanha escravizava e dominava eles. A população é de maior parte indígena. Quando ocorre a independência, é feita pelos Criollos,  a não ser do Paraguai. A maior parte da população era indígena.
As revoltas dos índios tinham apoio dos socialistas, e os outros tinham apoio dos EUA. Isso continuou na Guerra Fria. Quando acaba a guerra fria, dois países se tornaram independentes. Bolívia e Venezuela.
Os que lideravam os movimentos e depois se tornaram presidentes, são o Evo Morales e o Hugo Chávez, onde podem se reeleger infinitamente.
A Colômbia é parecida com a ditadura militar do Brasil. O presidente Uribe, tem um exercito que luta para derrotar o governo a FARC (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia).
Quando os soviéticos param de apoiar eles fazem uma associação com os agricultores de coca. Eles não refinavam a cocaína, mas associaram no narcotráfico mundial. Eles seqüestravam pessoas, mas fazem isso para libertar os outros que prenderam, ou seja, uma troca.
Em 2009 o Uribe (presidente da Colômbia) pede auxílio para os EUA para vencer a FARC. Dizendo que ele não conseguia vencer e falou que eles são os maiores produtores de coca. Construíram bases americanas nas fronteiras com a Venezuela e próximo à Bolívia, com o Peru no meio.
Eles acharam que os colombianos queriam invadir. A Venezuela e na Bolívia tinham nacionalização das empresas estrangeiras e eram contra os EUA.
O Chávez fala que eles iam usar bases para invadir eles. E pediu para a ONU vetar, mas todos votaram à favor da construção, e construíram.
Chávez convocou uma reunião da UNASUL. O Lula propôs que criassem um exército da UNASUL que iam patrulhar as fronteiras mas o exercito nunca foi criado, mas o Lula comprou vários instrumentos de guerra.
No dia 28 de julho, os EUA falaram que vão entrar na Venezuela, porque a FARC entravam lá, então o Chávez fala que se atacarem, declaram guerra. Eles falam para a Venezuela pelo menor manda eles de volta.
O Uribe pede para a UNU para invadir, pois o povo era Colombiano, mas o Chávez criou uma lei de que os da FARC eram Venezuelanos.
Na Colômbia estavam tendo eleições, mas queriam declarar estado de sítio. Um candidato era Juan Manoel Santos e o outro ia apoiar a FARC, mas o J. Manoel ganhou! Mesmo com todos votando no outro.
No dia que ele assume, seu vice some. Hugo Chávez tenta resolver a situação, então ele vai para lá. E quando ele volta, diz que “tem boas notícias que o J. Manuel é um bom presidente e a ditadura acabou, e falou pros FARC que eles poderiam entrar se entregassem, o Chávez também estava contra eles.
O Juan Manuel Santos fala que as tropas poderiam ir embora, mas eles ficam para ter certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário