EXPLICAÇÂO INICIAL

1 - Esse blog foi criado para as aulas de ATUALIDADES do professor Leandro Villela de Azevedo

2 - IMPORTANTE: O Atualidário ( DICIONÀRIO DE ATUALIDADES) é APENAS um conjunto de ANOTAÇÔES PESSOAIS DOS ALUNOS compartilhada entre os colegas. Ou seja, NÂO SE TRATA de um livro ou apostila oficial das aulas. Os próprios alunos criaram e são responsáveis pelas informações postadas lá, SEM A REVISÂO do professor. Este recurso serve apenas como uma ferramenta para facilitar o estudo, tendo um material extra, além do caderno, para estudar.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mineiros do Chile e a Mídia

Recentemente, 33 mineiros foram soterrados numa mina no Chile, devido a um acidente. Após conseguir estabelecer contato com o mundo externo por meio de um pequeno buraco feito pelo resgate, os mineiros passaram a ser filmados na mina. O governo anunciou que levariam varios meses até que os mineiros pudessem ser resgatados.
            Porém, com o tempo, as câmeras passaram a registrar ações um tanto inusitadas dos mineiros: Em muitos momentos, hasteavam a bandeira do Chile ou se uniam para cantar o Hino Nacional. A mídia então começa a aparecer com mais força  o presidente passa a utilizar o ocorrido como uma espécie de palco.
            Com o passar de um pequeno período de tempo, de cerca de um mês e meio, os chilenos são resgatados (em um prazo muito menor do que o estipulado) e há algo que chega a se assemelhar a um grande show durante o resgate – O presidente acolhe cada um dos mineiros e a cena de salvamento se repete 33 vezes – Todas com direito a transmissão ao vivo para todo mundo e chances de mostrar ao mundo como o presidente Chileno é um bom presidente.
            Nota importante: Durante o resgate, todos os mineiros saíram da mina já preparados com um toque no visual. Além disso, o filme “33 of San Jose”, um filme sobre a estada dos mineiros no subsolo, já está nas fases finais de produção, e um primeiro trailer já está quase totalmente pronto.
            Conclusões: A mídia se aproveita do caso e transforma em algo semelhante a um show; O presidente se utiliza da situação para melhorar sua imagem, em algo que podemos chamar de um ato populista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário